O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, é referência em atendimento pediátrico de média complexidade no Estado. No entanto, desde o final de março, 83% dos atendimentos realizados na Unidade Hospitalar são de baixa complexidade. Isso significa que são casos que poderiam ser resolvidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Essa mudança de perfil de atendimento é um reflexo do período de sazonalidade ocasionado pelos vírus Influenza, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e o SARS-CoV-2 (Covid-19). E também pela alta demanda de pacientes com dificuldade em conseguir acolhimento na Atenção Primária à Saúde, responsável por oferecer a primeira assistência às crianças que precisam de atendimento de baixa complexidade nas UBSs. De acordo com os registros do Hospital da Criança, 60% dos atendimentos realizados no hospital são de pacientes de Aracaju.
Somente nos primeiros cinco meses do ano, 17 mil crianças foram atendidas na unidade hospitalar. Com o aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), atualmente, quase 90% dos pacientes que chegam ao Hospital da Criança estão com síndrome gripal.
“As medidas de prevenção sempre serão as melhores estratégias para evitarmos os casos mais graves das síndromes gripais. Reforçamos a necessidade de atualização das vacinas, além de medidas de higiene e isolamento daqueles que já se encontram com sintomas gripais”, ressaltou a superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa.
Primeiro Atendimento
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta a população que, em casos de sintomas leves, procure uma das portas de entrada para o primeiro atendimento. São elas: Unidade de Síndromes Gripais na Coroa do Meio, Hospital Zona Sul, Hospital Nestor Piva, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e UPAs dos municípios.
Nessas unidades, sendo constatada a gravidade, os pacientes serão encaminhados para o Hospital da Criança. Uma vez que é importante preservar a porta desse hospital para atender os pacientes mais graves.
Fonte: Gov de Sergipe