Os próximos 15 dias em Sergipe são esperados com chuvas em todos os territórios. A análise mais recente feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), divulgada nesta quinta-feira, 15, indica acumulados que podem superar os 100 milímetros até o dia 30 de junho.
Segundo a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro, a partir das análises do mapa do modelo numérico GFS, é possível verificar precipitações acumuladas do dia 14 até o dia 30 de junho. “Neste período, percebe-se que todo o leste da região Nordeste do Brasil deverá ser atingido com chuvas expressivas, especialmente nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba”, explicou.
Em Sergipe, as chuvas devem ser mais volumosas na região litorânea, sendo o Sul sergipano o território mais favorecido, onde o acumulado pode atingir até 100 mm, é o que informa Wanda. Já no Agreste, a chuva pode alcançar até 50 mm e, no Sertão, tende a ter 25 mm. “Diante disso, espera-se que o Sertão atinja a média climatológica, já o litoral e Agreste podem ultrapassar”, informou a meteorologista da Semac.
Previsão do tempo
Para esta sexta-feira, 16, no litoral, Agreste e Sertão, a previsão do tempo indica a possibilidade de chuvas fracas, intercalando com tempo seco. Espera-se também céu nublado durante a manhã, e tarde com probabilidade de céu parcialmente nublado. No Litoral, as temperaturas mínimas ficam em torno 21.8°C e máximas de 29.2 °C, no Litoral. No Agreste, espera-se mínimas em torno de 19.8°C e máxima de 29.5 °C. E no Sertão, mínimas de 21.1°C e máximas de 29.5 °C.
As chuvas fracas podem permanecer neste sábado, 17. No Litoral, as temperaturas mínimas tendem a ser de 22.1°C e máximas de 29.3 °C. No Agreste, mínima de 21.5°C e máxima de 28.9 °C. No Sertão, 20.4°C e 29.9 °C, respectivamente. Já no domingo, 18, as temperaturas mínimas estarão em torno de 22.6°C e máximas de 29.1 °C, no Litoral. No território do Agreste, espera-se mínimas de 21.0°C e máximas de 29.4 °C. No Sertão, 20.2°C e 30.4 °C.
Fonte: Assessoria Semac