População de Carmópolis elogia transferência simbólica da sede do governo para o município
Carmópolis, no leste sergipano, foi a cidade escolhida para sediar a quinta edição do ‘Sergipe é aqui’. O evento, realizado nesta sexta-feira, 26, representou a transferência simbólica da sede do Governo de Sergipe para o município, levando ao interior do estado toda a estrutura da administração estadual. Para a população, além de aproximar a gestão e os cidadãos, o ato significa um incremento nos serviços públicos e atendimentos institucionais.
Priscila Daniele Oliveira, 31 anos, levou os dois filhos ao evento, que ocorreu no Colégio Estadual Poeta José Sampaio. Os três tiraram suas carteiras de identidade, e Priscila também conseguiu sua certidão de nascimento. Para ela, a iniciativa do Governo de Sergipe merece aplausos. “Cheguei cedo e consegui atendimento. Gostei bastante, porque estava na luta há muito tempo pra fazer a certidão e os RG. É importante o governador e o governo estarem presentes aqui no município, para aproximar a população”, considera.
O aposentado Antônio dos Santos foi atendido na Carreta do Homem, onde fez uma ultrassonografia. “Peguei a senha, o pessoal atendeu certinho… Foi muito bom. Quero até ver o governador, porque acho importante ver de perto. Tinha que ter sempre, porque esses atendimentos ajudam muito a população. Por isso que o governo tem que estar perto, para facilitar a vida do povo”, frisa.
A trabalhadora doméstica Edileide Santos do Bonfim levou as irmãs e a sobrinha para emitir novos documentos, e aproveitou para apreciar a apresentação do Batalhão de Bacamarteiros. Para ela, a transferência da sede do governo para Carmópolis é um grande acontecimento. “É muito bom, melhorias para todo mundo. O governo tem que vir mesmo, porque a população de Carmópolis precisa muito, principalmente as mulheres. É importante porque muita gente não tem condição de fazer exames pagos, de ter um atendimento. É bom o governo estar aqui, sempre”, afirma.
A aposentada Maria Neusa Silva também saiu de casa buscando renovar seus documentos, mas não perdeu a oportunidade de aprimorar sua beleza. No Espaço Mulher, ela fez maquiagem completa, além de receber cuidados capilares. “Vim fazer uma retificação no meu CPF, depois vim aqui no salão. É uma coisa muito boa e importante, porque o pessoal está precisando de muita coisa, como emprego e educação. O governador estando aqui, melhora muito nessa questão”, opina.
Transferência
A fim de oficializar a transferência simbólica da sede administrativa para os municípios nos quais são realizadas as edições do governo itinerante, o Executivo estadual enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A proposta, aprovada pelo conjunto dos deputados, indica a publicação de decreto que especifique a cidade em questão a cada edição, além da devida comunicação à Alese.
Durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carmópolis, mais de 160 serviços foram oferecidos à população. Ao longo das últimas quatro edições, realizadas em Boquim, Propriá, Estância e Porto da Folha, mais de 20 mil atendimentos foram prestados. Mais de 400 servidores do Governo de Sergipe estiveram envolvidos na execução do evento, além de cerca de 50 voluntários da prefeitura de Carmópolis