Nesta segunda-feira, 7, mais de seis mil alunos da rede pública estadual de Sergipe reuniram-se no Constâncio Vieira, em Aracaju, no 1º Encontro de Estudantes Monitores da Rede Estadual de Sergipe. Durante o evento, foi assinado convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), com o Sistema S, para a qualificação profissional de três mil jovens.
O convênio para contratação de cursos de Formação Inicial e Continuada – FICs junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac visa expandir o acesso à qualificação profissional para os estudantes matriculados nas escolas estaduais de Ensino Médio, preparando-os para inserção no mercado de trabalho. De acordo com o governador Fábio Mitidieri, a parceria com o Sistema S, chega para se somar a outras iniciativas do Estado que têm como objetivo ampliar as oportunidades para os jovens sergipanos. "Já ampliamos, só nestes primeiros seis meses, 23 escolas de ensino integral, a gente tinha 74 e estamos, agora, com 97. Investimos no projeto Acolher, na melhoria da infraestrutura das escolas, são compromissos que temos com a educação. Nosso compromisso é melhorar o ensino, ouvindo os jovens", destacou o governador.
Para a estudante do Colégio Estadual José Amaral Lemos, em Pirambu, Laura Araújo, 17 anos, é importante que o Estado busque cada vez mais maneiras de ofertar oportunidades de qualificação para os jovens sergipanos. “É uma grande oportunidade para que, futuramente, possamos arrumar um emprego e termos uma vida financeira interessante”, revelou.
A iniciativa busca garantir ao estudante matriculado no ensino médio uma qualificação profissional de acordo com as necessidades do mercado e seus interesses e vocações. Segundo o secretário da Seduc, Zezinho Sobral, a Secretaria de Estado da Educação tem como uma das estratégias a formalização de parcerias, a fim de complementar ações que contribuam para a formação integrada do estudante. "A parceria que foi firmada, hoje, com o Senac, é para que a gente possa qualificar mais de três mil estudantes da rede pública, que estão com a vocação para o ensino técnico. Eles terão direito ao diploma do Senac, que é certificado e reconhecido pelo MEC”.
O estudante Lucas Gabriel, 17 anos, está próximo de concluir o Ensino Médio e além de almejar cursar uma faculdade, pretende iniciar a vida profissional em breve. “Hoje sou estudante monitor e esse convênio é mais uma oportunidade para os alunos se empenharem, o que é muito bom. É mais capacitação e oportunidade!”, descreveu o aluno do Colégio Estadual Armindo Guaraná, em São Cristóvão.
Contrato
Os cursos de Formação Inicial e Continuada – FICs irão permitir o desenvolvimento de habilidades nos eixos: Comércio, Serviços, Informática e Tecnologia, através de uma formação adicional certificada. Serão 105 turmas, distribuídas em todas as Diretorias de Ensino, cada uma formada por 30 alunos, proporcionando certificação de qualificação profissional inicial para 3.150 alunos da Rede Estadual.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, parabenizou a gestão estadual pela parceria. “Sergipe tem o privilégio de ter um jovem no governo, com coragem e força. É um momento ímpar na história do estado. Nós, enquanto sistema, que fazemos um trabalho de excelência, vamos qualificar mais de três mil alunos. Nós temos a qualidade, temos a excelência, todos esses certificados são reconhecidos e registrados pelo MEC, o que faz o aluno sair dali para o mercado de trabalho com qualificação”, enfatizou.
Os alunos da rede pública estadual de ensino poderão escolher o curso conforme o seu interesse. O convênio, no valor de R$1.520.372,62, ofertará cursos de Assistente de Logística; Assistente Administrativo; Gestão de Pequenos Negócios; Gestão de Marketing Digital; Assistente de Recursos Humanos; Promotor de Vendas; Manutenção e Suporte em Informática; Full Stack; Programador de Sistemas; Operador de Computador; Administrador de Redes; Atendente de Farmácia; Recepcionista em Meio de Hospedagem; Condutor de Turismo e Aventura e Assistente de Viagens.
O estudante Pablo de Andrade, 18 anos, se interessou pela possibilidade dos cursos na área de tecnologia. “Vai ampliar nossas chances de conseguir um emprego. O ensino integral já nos dá todo um conforto e capacitação e, agora, mais jovens terão essa oportunidade”, enfatizou o aluno do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo, em Aracaju.
O diretor regional do Senac em Sergipe, Marcos Sales, explicou como a qualificação dos estudantes pode impactar na melhoria de vida dos jovens sergipanos. “O Senac tem como missão educar para o trabalho e qualificar a mão de obra. Dentro dessa missão, nós estamos fazendo a nossa parte e contribuindo com o Governo do Estado na qualificação dos estudantes que vão fazer parte desse convênio”, concluiu.