Em reunião na tarde desta quarta-feira (12), na sede da CBF, no Rio, o presidente Ednaldo Rodrigues recebeu dirigentes das federações estaduais a quem entregou uma cópia do Relatório de Gestão da CBF de 2022.
Durante o encontro, Ednaldo enfatizou os resultados obtidos pela entidade no ano passado: maior receita e melhor resultado operacional de sua história, com destaque para o fomento do futebol nacional, com, por exemplo, aportes recordes para as Séries C e D e investimentos de vulto no futebol feminino e de base.
Ednaldo disse ainda que o dinheiro da venda recente de duas aeronaves que pertenciam a entidade, um avião e um helicóptero, negociados por cerca de R$ 55 milhões, vai ser revertido para um fundo que visa à melhoria dos gramados de estádios brasileiros.
O presidente ouviu discursos em sintonia dos dirigentes das federações, que enalteceram o novo momento da CBF, com a recuperação da credibilidade internacional da entidade e o acolhimento recebido pela CBF da Fifa e da Conmebol.
Ao enfatizar a importância do diálogo aberto com clubes e federações, Ednaldo condenou iniciativas externas que tentam, em vão, desestabilizar a atual gestão.
“Esse encontro com as federações e ainda a reunião pela manhã com todos os clubes da Série B (também na sede da CBF) só fortalecem o sentimento de união daqueles que querem o bem do futebol brasileiro, que querem ver o nosso futebol avançar. Estamos unidos para rechaçar os que estiveram por aqui, no passado, e que, por terem seus interesses contrariados, tentam desestabilizar a CBF. É uma tentativa débil. O melhor antídoto para combater isso é juntar lisura, transparência e trabalho, como temos feito” disse Ednaldo.
Ele endossou a palavra de vários presidentes de federações sobre a nova fase da CBF e agradeceu seus pares pelo apoio incondicional manifestado na reunião.
“Em um ano, transformamos a imagem pública da CBF, retiramos a entidade das páginas policiais. Sempre acreditei ser possível a convivência em harmonia entre clubes, federações e CBF, com todos ouvindo as propostas de todos, e assim ajudando a construir um futebol brasileiro mais bem organizado, mais forte e mais transparente.”
No final do encontro, Ednaldo recebeu duas homenagens: uma placa alusiva ao Campeonato Goiano de 2023 lhe foi entregue pelo presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei Freitas, e pelo diretor de Coordenação da Série D da CBF, André Pitta.
Depois, Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol, e seu filho Mauro Carmélio Santos Costa, vice da entidade do Ceará, entregaram a Ednaldo um kit do Estadual de 2023, com destaque para um boneco de pano, o Manjadinho, mascote da federação.